domingo, 30 de outubro de 2011

Magalhães

Esta semana ouvimos o conto " A pequena bruxinha e os seus óculos mágicos".
Depois escrevemos o resumo da história nos nossos cadernos e passámos para o computador Magalhães. Ilustrámos o texto no programa Paint e imprimimos. Aqui ficam alguns resultados do trabalho realizado.

A cópia do texto para o computador:


 A ilustração do conto:




O resultado final:













Biblioteca

Estivemos na Biblioteca da nossa escola a ler alguns livros.
Estivemos muito concentrados e em silêncio!!!!





Depois de ler com atenção os livros respondemos a uma ficha sobre o que lemos.

Calculadora

Já iniciámos os trabalhos com a caculadora.
Trabalhámos vários desafios que a professora Gena nos facultou.


Aqui ficam alguns exemplos:

 A calculadora avariada:

A tua calculadora tem a tecla 5 partida. Como podes fazer para que o número 75 apareça no visor?
De quantas maneiras diferentes?

Jogos:
Agora avariaram as teclas do 1, do 2 e do 3. Pensa em três maneiras diferentes de colocares no visor os números: 100, 25 e 123.

Carreguei nas teclas 7, 2, 1, +, = e apareceu o número 28. O que aconteceu?

No visor da minha máquina estava o número 13. Carreguei em três teclas e apareceu 39. Como fiz?
Estes são apenas alguns exemplos!!!












Tarefas matemáticas

Tarefa :" Um cão chamado Bobi"

Esta tarefa proporciona aos alunos a exploração de itinerários ligando dois pontos e a sua representação numa malha quadriculada. permite ainda que os alunos compreendam a noção de pontos equidistantes.


O Bobi é um cão muito traquina. Ele passa o dia a passear entre os canteiros do quintal da dona e descobre muitos objetos para brincar. Mas com tantos canteiros, o Bobi só pode andar em cima dos muros, para a direita ou para a esquerda e para cima e para baixo, representados pelas linhas da imagem. Como o Bobi é um cão muito esperto, ele faz sempre o caminho mais curto para chegar aos objetos.



Tarefa " A Trela do Bobi"


Os alunos verificam qual o percurso que o Bobi pode fazer estando preso a uma trela que desenha um percurso circular. Fazem essa atividade utilizando um fio a representar a trela e movimentando-o circularmente. Assinalam com o máximo número de pontos, os sítios onde o Bobi pode chegar. deverão perceber que os pontos que desenharam são equidistantes ( estão todos à mesma distância do Bobi) e que formam uma circunferência.



Tarefa " Caminhos"

Esta tarefa proporciona aos alunos a representação e comparação de
diferentes itinerários, mobilizando noções de posição e localização e respectivo
vocabulário.

Pretende-se com esta tarefa:
- Realizar, representar e comparar diferentes itinerários ligando os mesmos
pontos (inicial e final) e utilizando pontos de referência.
- Expressar ideias matemáticas oralmente, utilizando linguagem e vocabulário
próprios.
- Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.









segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Demonstração de Karaté

Hoje recebemos a visita do mestre João Dias da UKA, que nos veio mostrar o que é o Karaté!!!
Aprendemos que esta modalidade desportiva requer muita concentração e silêncio!!!!
Gostámos muito de experimentar!!!!!
O João, como já treina Karaté há algum tempo também nos mostrou como se faz!!!!