O aquário é uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas.
Resumo da história:
Era uma vez, um menino que tinha um aquário e nele viviam três peixes azuis e um peixe vermelho. O peixe vermelho andava triste porque os azuis não o deixavam comer, nem brincavam com ele. Um dia, o pai trouxe um peixe negro e este passou a ser o primeiro a comer. Os peixes azuis ficaram com medo. O peixe negro, reparou que o peixe vermelho ficava para último e foi falar com ele. Eles combinaram os dois passarem a comer juntos. Desde esse dia, passaram a comer juntos e a brincarem à às corridas. Passados alguns dias, o peixe negro e os peixes azuis ficaram doentes. Os azuis culparam o peixe negro da doença mas o vermelho não concordou e resolveu ir buscar comida para todos os peixes doentes. O peixe vermelho resolveu pedir ajuda ao menino e começou a dar saltos fora de água. O menino chamou o pai e ele passou os peixes para uma bacia. Lavou e desinfectou o aquário, colocando água limpa. Nesse dia, os peixes azuis ficaram bons, mas o peixe negro continuou no fundo do aquário porque estava cansado. Agora o peixe vermelho ia com os azuis buscar-lhe comida. Em seguida, todos juntos como amigos iam fazer corridas no aquário.
Antes de ouvirmos o conto a professora trouxe um aquário com peixinhos para a sala de aula.
Falámos sobre o que era um aquário, para que servia e como se sentiriam os peixinhos no aquário!
Depois após a visualização da capa imaginámos como seria a história e quem seriam as personagens.
Ouvimos a história e realizamos trabalhos de Língua Portuguesa e Expressão Plástica sobre o conto.
Trabalhos decorrentes do conto:
Construímos ainda alguns poemas sobre o conto:
Um menino com peixinhos
num aquário os vai colocar,
para que possam ter um novo lar!
Amigos, todos vão ficar
e muito vão nadar.
Vai dar-lhes de comer ,
para que possam engordar.
Um tesouro vão encontrar,
depois de muito procurar!
Saltar, brincar e correr
é o que vão fazer.
Muitas brincadeiras farão
como se o peixe preto
fosse o mais brincalhão.
Em conchas se vão deitar
para poderem descansar!
Ana Rita
Num aquário viviam peixes
Três azuis e um vermelho
O vermelho sentia solidão
E o azul era um glutão!
Um peixe preto apareceu
Era mais velho e maior
No aquário houve mudança
e o vermelho ficou com esperança!
Tiago P.
Era lindo o peixe azul
Ainda mais lindo o vermelho
Juntos no aquário
Lindo e transparente
Pertenciam ao menino
Que lhes dava de comer
Escondiam-se na gruta
Para ninguém os ver
Chegou depois o peixe preto
Que os veio assustar
Por detrás de uma concha
Todos se foram esconder
Mas para o medo acabar
Foram preparar um jantar
E todos ficaram amigos.
Raquel V.
No aquário a brincar
Há peixes a brilhar
Todos têm que comer
Para poder viver
Entre os peixes há amizade
Para haver felicidade
Todos brincam na gruta
E nada de luta!
Inês
Um poema eu vos vou contar
sobre um peixinho vermelho que sabia nadar.
Certo dia ele estava a saltitar
E o dono não sabia como o tratar.
De repente apareceu um peixe preto
E os peixinhos ficaram com muito medo!
O peixe preto ficou muito doente
E o peixe vermelho não ficou nada contente!
Cuidando dos seus amigos
O peixe vermelho ficou feliz
E é assim que o texto o diz!!!!!
Lorena
Num aquário redondo
Quatro peixes moravam
Três azuis e um vermelho
Todos eles nadavam.
Coitado do peixe vermelho
Todos os outros o invejavam
Apesar de ser medroso
Ao Sol, as suas guelras brilhavam!
Chegou o peixe preto
O peixe azul com medo ficou
Tornou-se amigo do vermelho
E a brincar começou!
Na gruta os peixes azuis se escondiam
Com medo do peixe preto os comer
Mas ele só queria a sua comida
Para poder adormecer!
Os peixes azuis e o preto ficaram doentes
O peixe vermelho os foi tratar
Saltou muito até o menino reparar
Pai e filho a água foram mudar!
Todos os peixes se curaram
Grandes amigos ficaram
Esta é uma história feliz
Que se passa num aquário de um pequeno petiz!
João Pedro
Deixo aqui algumas sugestões para trabalhar esta obra:
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